O consumidor já
mostrou que a internet é o palco perfeito para reclamações. Muitas empresas não
tomarem consciência disso. Antes, se alguém não estivesse satisfeito com um
produto ou serviço, no máximo geraria comentários entre seu ciclo de amizade
próximo ou na velha caixa de reclamações. Hoje o megafone é outro. Reclamar na
internet tomou uma dimensão de grandes proporções.
É preciso conversar
com nossos clientes e consumidores. Por isso, precisamos nos fazer presentes,
ouvindo o que eles têm a dizer. E as redes sociais são ideais para que as
empresas possam se aproximar de seu público-alvo.
Existem vários
exemplos no Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br), um site onde o consumidor
expõe suas reclamações a respeito de qualquer empresa e recebe respostas de
forma rápida.
Um
dos maiores erros cometidos é pensar nos canais da internet depois que a crise
chega. Sua empresa pode entrar nas redes e produzir conteúdos relevantes,
conversar com o consumidor. Se você não produz conteúdo, provavelmente só lerá
reclamação a seu respeito.
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