quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Estratégias fundamentais para um excelente blog corporativo





Os benefícios de um blog corporativo  são vários, assim como são os desafios. Se sua empresa está inserida neste universo, saiba que está no caminho correto, pois é uma importante ferramenta de engajamento interno e externo, assim como de vendas. Contudo, para ter sucesso neste segmento, é necessário seguir algumas regras.

A ética é uma delas e, para mim, a primordial. Tanto daqueles que escrevem como dos editores. Lógico que para lançar um serviço, o objetivo é enfatizar suas qualidades. Contudo, jamais atribua outras características ao mesmo que não sejam verdadeiras, ou ofereça garantias incertas. Isso acontece e muito…
Outro ponto a ser destacado é a precisão. Como os blogs são fáceis de atualizar, precisam de correções instantâneas. O intervalo entre o que sua equipe publica e o que seus clientes leem é quase um sincronismo. Então, os possíveis erros são capturados em um piscar de olhos. Portanto, atenção em dobro!





Evidente que os blogs são menos formais que a revista de sua empresa (caso você possua uma). A escrita “descontraída”, em primeira pessoa, pode aproximá-lo de seu público alvo. Porém, se houver críticas desfavoráveis, podem faltar estratégia e posicionamento adequados.

Por outro lado, se seu time de escritores for do tipo mais funcional, poderá ter mais dificuldade em exibir seu lado mais humano, afastando seus clientes do produto que está querendo promover.

Buscar o equilíbrio é o grande desafio. É preciso que seu pessoal tenha habilidade de engajar, posicionar-se e, também, é claro, de vender. Para isso, é necessário muito treinamento e o olho do dono na escolha dos profissionais com perfil.

Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem Emanuel. De fato é um desafio atualizar blogs corporativos,o pior é que muitas vezes as empresas não enxergam o potencial dos blogs. se quiser dar uma conferida num vídeo que vai ajudar os seus clientes a entenderem o funcionamento dos blogs da uma olhada lá: http://www.pedroquintanilha.com.br/midias-sociais/o-que-sao-blogs/

    Um abraço.

    ResponderExcluir