Os benefícios de um
blog corporativo são vários, assim como são os desafios. Se sua empresa
está inserida neste universo, saiba que está no caminho correto, pois é uma
importante ferramenta de engajamento interno e externo, assim como de vendas.
Contudo, para ter sucesso neste segmento, é necessário seguir algumas regras.
A ética é uma delas
e, para mim, a primordial. Tanto daqueles que escrevem como dos editores.
Lógico que para lançar um serviço, o objetivo é enfatizar suas qualidades.
Contudo, jamais atribua outras características ao mesmo que não sejam
verdadeiras, ou ofereça garantias incertas. Isso acontece e muito…
Outro ponto a ser
destacado é a precisão. Como os blogs são fáceis de atualizar, precisam de
correções instantâneas. O intervalo entre o que sua equipe publica e o que seus
clientes leem é quase um sincronismo. Então, os possíveis erros são capturados
em um piscar de olhos. Portanto, atenção em dobro!
Evidente que os
blogs são menos formais que a revista de sua empresa (caso você possua uma). A
escrita “descontraída”, em primeira pessoa, pode aproximá-lo de seu público
alvo. Porém, se houver críticas desfavoráveis, podem faltar estratégia e
posicionamento adequados.
Por outro lado, se
seu time de escritores for do tipo mais funcional, poderá ter mais dificuldade
em exibir seu lado mais humano, afastando seus clientes do produto que está
querendo promover.
Buscar o equilíbrio
é o grande desafio. É preciso que seu pessoal tenha habilidade de engajar,
posicionar-se e, também, é claro, de vender. Para isso, é necessário muito
treinamento e o olho do dono na escolha dos profissionais com perfil.
Parabéns pela postagem Emanuel. De fato é um desafio atualizar blogs corporativos,o pior é que muitas vezes as empresas não enxergam o potencial dos blogs. se quiser dar uma conferida num vídeo que vai ajudar os seus clientes a entenderem o funcionamento dos blogs da uma olhada lá: http://www.pedroquintanilha.com.br/midias-sociais/o-que-sao-blogs/
ResponderExcluirUm abraço.